Níveis psicogenéticos:
Os níveis estruturais da linguagem escrita podem explicam as diferenças individuais e os diferentes ritmos dos alunos. Segundo Emilia Ferreiro são:
1) Nível Pré-Silábico- não se busca correspondência com o som; A criança tenta nesse nível:
diferenciar entre desenho e escrita ,utilizar no mínimo duas ou três letras para poder escreve palavras ,reproduzir os traços da escrita, de acordo com seu contato com as formas gráficas (imprensa ou cursiva), escolhendo a que lhe é mais familiar para usar nas suas hipóteses de escrita, percebe que é preciso variar os caracteres para obter palavras diferentes
2)Nível Silábico- pode ser dividido entre Silábico e Silábico Alfabético:Silábico- a criança compreende que as diferenças na representação escrita está relacionada com o "som" das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som. Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras.Silábico- Alfabético- convivem as formas de fazer corresponder os sons às formas silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética.
3)Nível Alfabético- a criança agora entende que:
a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores
a identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas
a escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras
Os níveis estruturais da linguagem escrita podem explicam as diferenças individuais e os diferentes ritmos dos alunos. Segundo Emilia Ferreiro são:
1) Nível Pré-Silábico- não se busca correspondência com o som; A criança tenta nesse nível:
diferenciar entre desenho e escrita ,utilizar no mínimo duas ou três letras para poder escreve palavras ,reproduzir os traços da escrita, de acordo com seu contato com as formas gráficas (imprensa ou cursiva), escolhendo a que lhe é mais familiar para usar nas suas hipóteses de escrita, percebe que é preciso variar os caracteres para obter palavras diferentes
2)Nível Silábico- pode ser dividido entre Silábico e Silábico Alfabético:Silábico- a criança compreende que as diferenças na representação escrita está relacionada com o "som" das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som. Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras.Silábico- Alfabético- convivem as formas de fazer corresponder os sons às formas silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética.
3)Nível Alfabético- a criança agora entende que:
a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores
a identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas
a escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras
Sondagem:
É fundamental que seja realizada uma avaliação diagnóstica ou sondagem, para partirmos do que nossos alunos já sabem, tornando assim, nosso ensino muito mais significativo e coerente.
Para fazer a sondagem, organizamos uma lista de palavras com o mesmo tema, com palavras polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas, e uma frase com palavras da lista.
Numa folha de sulfite, peça ao aluno que escreva o seu nome.
Dite a palavra inteira, não em sílabas.
O aluno escreve e o professor solicita a leitura da palavra. O aluno lê apontando com o dedo o que escreveu. A cada bimestre deve ser realizada uma nova sondagem para verificar os avanços dos alunos.
Exemplos:
Lista de material escolar
LAPISEIRA
CADERNO
LÁPIS
GIZ
Frase: O LÁPIS CAIU NO CHÃO.
Retirado de: http://ensinofundamentalwb.blogspot.com/2008/08/alfabetizao-e-letramento.html
3 comentários:
qual o melhor nível psicogenético de se aprovar um aluno do 1º ano para o 2º ano do ensino fundamental I.?
Oi Adelina trabalhei com vc, no Paranoá, que bom ver vc por aqui!!!
Parabéns pelo blog!!
Quais as características de aluno alfa 1? E alfa 2?
Postar um comentário