domingo, 31 de agosto de 2008

Aprendizagem da Leitura e Escrita

Sob a perspectiva de Vygotsky, o contato da criança, com símbolos da escrita, não garante o seu aprendizado pois, serão um punhado de códigos desprovidos de sentido, tratados fora do contexto do aprendiz.
Assim, na alfabetização, a aprendizagem da leitura e da escrita se dará eficientemente se trabalhada a linguagem em seu aspecto real e social.
Dentre os procedimentos recomendados, o mais importante é em relação ao uso social da linguagem (oral e escrita), iniciada pela compreensão das funções sociais da escrita, através da vivência de situações reais, na qual as pessoas fazem uso da escrita.
A função social da escrita refere-se ao fato de ser ela produzida para o meio social, dotada de significado e sentido, tanto para quem escreve como para quem lê, cumprindo o seu papel social. Relaciona-se diretamente ao seu papel na comunicação, entre pessoas.
Quando as crianças começam a "grafar" textos ainda elegíveis, o professor deve respeitar e valorizar esta escrita, pois o importante é o sentido que a criança dá ao texto.
A natureza da língua escrita estabelece que a aprendizagem da escrita exige mais do que a imitação do adulto que escreve, dando o seu caráter duplamente simbólico. A decifração do código escrito não se realiza sem a interferência e a explicação pelo mediador, dos critérios dessa convenção. O grau de mediação entre aprendiz e a relação significante/significado é que permite que ele se aproprie do código escrito.
A visão e a audição são os diferentes canais da codificação da escrita, que nem sempre atuam simultaneamente.
Portanto, dificilmente, alguém aprende a escrever sozinho sem alguma interferência, seja direta ou indiretamente, de outros sujeitos que possam estabelecer a relação entre linguagem oral e sua representação escrita, quer lendo em voz alta enquanto aponta a palavra, quer escrevendo à medida que lêem.

Um comentário:

CELSO JOSÉ BARBOSA DE SOUZA SOUZA disse...

Prezada professora. Cursei Artes plásticas na Unb. Hoje moro em Santa Catarina e faço um mestrado em ciencias da educação e dou aulas também para as séries iniciais. Parabéns(!) pelo seu blog e seu conteúdo.
Estou fazendo um trabalho voluntário na escola que leciono com uma menininha que apresenta dificuldades para aprender a escrita. Seus textos me ajudam bastante. Obrigado e ...Um grande abraço.