domingo, 31 de agosto de 2008

O sujeito - Wallon, Piaget e Vygotsky

Para Wallon a gênese da inteligência é genética e organicamente social, o sujeito em seu desenvolvimento deve ser considerado como "geneticamente social". O estudo da criança deve ser contextualizado, nas relações com o meio, pois a atividade do homem é inconcebível sem o meio social. O organismo seria a condição primeira do pensamento, pois toda função psíquica supõe um componente orgânico. No entanto, não é condição suficiente, pois o objeto da ação mental vem de fora, do ambiente no qual o sujeito está inserido. Assim, propõe a psicogênese da pessoa completa, o estudo integrado do desenvolvimento, pois considera que não é possível selecionar um único aspecto de ser humano e vê o desenvolvimento nos vários aspectos funcionais nos quais distribui a atividade infantil(afetivo, motor e cognitivo).
Para Piaget o sujeito constrói o conhecimento a partir da ação sobre a realidade. É elaborado no interior do sujeito, que desenvolve estruturas mentais adequadas ao conhecimento. É o seu olhar sobre a realidade, a maneira de apropriar-se dela que constrói conhecimento. A interação ocorre por meio da interação entre sujeito x objeto x meio - tendo em vista seu caráter essencialmente social
Para Vygotsky o sujeito não só age sobre a realidade, como também interage com ela, construindo seus conhecimentos, a partir das relações consigo mesmo e com a realidade exterior, que inclui o outro. Vê o homem como um ser social e culturalmente contextualizado, estabelecendo interações com esse contexto, construindo os conhecimentos a partir desas interações. Assim, a aprendizagem é mediada pelo contexto sócio-histórico, político e cultural.


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