domingo, 31 de agosto de 2008

Mediação - Conceito Zona de Desenvolvimento Proximal


Vygotsky afirma que a relação do homem com o mundo é mediada. Os processos de mediação modificam-se ao longo do desenvolvimento do indivíduo e as relações mediadas sobrepõem-se às diretas e a mediação ocorre por meio de signos e instrumentos.
As representações que substituem o real possibilitam à pessoa transcender o espaço e o tempo, estabelecer relações mentais na ausência de objetos, planejar, ter intenções. As representações mentais da realidade constituem os principais mediadores da relação homem-mundo.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal, constituído pela distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, muda o olhar sobre a interação do aprendiz com outros aprendizes e com o educador. Pois deixa de observar apenas o produto final da aprendizagem, mas sim o seu processo, possibilitando a superação das dificuldades por meio da mediação do professor ou de colegas mais experientes.
Assim, esse caráter dinâmico do processo de ensino-aprendizagem e do seu resultado envolve uma postura diferente do educador, caracterizada pela mediação da aprendizagem.
A mediação pedagógica é a atitude, o comportamento do professor que se coloca como facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e a aprendizagem, que colabora ativamente para que o aprendiz chegue ao seu objetivo.
No processo de alfabetização o professor deve estar particularmente atento ao nível de desenvolvimento do aluno de forma a mediar adequadamente o processo, não exigindo do aluno uma autonomia que ele ainda não possui.

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